cemitério de animais

Cemitério de animais – como realizar um enterro de um animal de estimação

Para quem é dono de um animal de estimação sabe como a morte de um bichinho causa grande tristeza e sofrimento, além de todo esse misto de sentimentos ainda surge uma dúvida, onde enterrar o animal? Uma das opções é o cemitério de animais, mantido por empresas privadas em algumas cidades do país, além da cremação oferecida pelas prefeituras de cada cidade. Enterrar um pet no em um cemitério de animais se trata de uma questão de saúde pública, uma vez que segundo pesquisas grande parte dos animais domésticos depois de mortos são depositados em terrenos abandonados, podendo trazer assim uma grave consequência ao meio ambiente.

Como funciona um cemitério de animais

Existem cemitérios de animais que não aceitam algumas espécies de bichos, porém em grande parte desses locais os serviços aceitam a diversos tipos e espécies para sepultamento, os animais mais aceitos são:

  • Cães;
  • Gatos;
  • Aves;
  • Pequenos roedores;
  • Porcos;
  • Cavalos e entre outros.

Os preços para sepultamentos variam entre os pacotes e serviços escolhidos pelo dono do animal, um cemitério para animais pode oferecer até mesmo um velório, onde os familiares podem se despedir do bichinho em uma cerimônia, além do veículo de remoção que busca o animal e encaminha o corpo até o local de enterro. Dependendo do pacote escolhida pela família para o sepultamento do animal de estimação, uma placa de identificação pode ser confeccionada e fixada junto ao túmulo com o nome do pet e período de vida.

Tratamento psicológico para as famílias dos animais sepultados

Um cemitério de animais também pode ser oferecido um tratamento psicológico para as pessoas da família do animal falecido, para ajudar as pessoas a lidarem da melhor forma possível com a morte do animalzinho. O Brasil é o segundo país onde os donos de pet mais gasta no mercado animal, ficando atrás somente do líder do ranking os Estados Unidos. Por esses dados pode-se notar que perda de um pet muitas vezes é sentida e traz muita dor e sofrimento até mesmo o sentimento de luto, uma vez que os animais cada vez mais vem sendo considerados partes integrantes de uma família, então saber lidar com esse sentimento tão poderoso muitas vezes pode demandar a ajuda de um profissional qualificado como um psicólogo.A dica então para quem estiver passando por esse momento difícil é pesquisar sobre o cemitério de animais escolhido para realizar esse serviço, uma vez que existem alguns lugares que não tomam as devidas precauções para realizar os sepultamentos de animais de maneira devida, podendo assim causar grandes estragos no meio ambiente por um serviço mal feito.Por mais difícil que possa ser a verdade é que em algum momento da vida todos passaram por uma situação semelhante à da despedida de um animal de estimação querido, então buscar informações sobre essas empresas e seus serviços oferecidos é importante para que quando chegar a hora, esses lugares possam cuidar bem do seu pet e trata-lo da forma digna que ele merece.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende cemitério de animais: