clínica veterinária

A importância de levar o pet regularmente a uma clínica veterinária

Uma clínica veterinária se trata de um ambiente que disponibiliza diferentes tipos de serviços para diversos tipos de pets. O ambiente deve estar preparado para receber um animal, com ambientes projetados que possuam conforto, segurança e praticidade tanto para o profissional veterinário quanto para o bichinho. Uma clínica veterinária geralmente oferece serviços de consultas, vacinas para prevenção de doenças, exames de laboratórios, raio x e ultrassonografia para animais como: cães, gatos, animais silvestres e animais exóticos.

Garantir que esteja tudo bem com o animal

Assim como os seres humanos, os pets – sejam eles filhotes ou adultos – precisam visitar regularmente um especialista em uma clínica veterinária, isso porque um veterinário poderá avaliar o estado geral de saúde do animal, além de aplicar vacinas obrigatórias e identificar de maneira precoce algum tipo de doença que o bichinho possa ter adquirido.Animais filhotes e idosos tem a necessidade ainda maior de passar em consultas regulares em uma clínica veterinária para se manter a saúde em dia. Os filhotes, porque assim como os bebês, recebem seus primeiros anticorpos da mãe através da amamentação, mas depois do desmame correm o risco de adquirir diversos tipos de doenças e parasitas, por isso um acompanhamento contínuo se faz necessário para a saúde do pet. Já com o animal idoso, a consulta a uma clínica veterinária será para que o veterinário avalie o estado de saúde do pet, garantindo que esteja tudo bem de acordo com a idade e particularidades de cada espécie.

Tirar dúvidas dos cuidados com o animal de estimação

Quando alguém decide ter um animal de estimação, independente da escolha entre cães, gatos, papagaio entre muitos outros, surgem diversas dúvidas de como cuidar do bichinho, para isso é essencial uma visita a uma clínica veterinária e uma conversa com um profissional capacitado, que poderá responder a qualquer tipo de dúvida que podem surgir:

  • Como garantir o bem-estar e a segurança do animal em casa;
  • Qual a forma mais adequada para preparar a casa para receber o bichinho;
  • Quais itens ideais e necessários para a criação do pet;
  • Alimentação ideal, o que o animal pode ou não comer.

A cada visita à clínica veterinária é importante que seja relatado sobre tudo que vem acontecendo com o pet em sua rotina diária, não importando em qual fase da vida o animal esteja, pois assim o veterinário poderá avaliar se existem possíveis alterações de comportamento no bichinho, para que assim possa tomar as providências necessárias pelo bem-estar e saúde do animal.Por isso é importante levar o animal em consultas regulares a uma clínica veterinária, não somente quando ele apresentar algum tipo de doença. Tirar dúvidas com um profissional especializado, ter dicas de cuidado, possuir uma correta higienização, identificar precocemente doenças e manter as vacinas em dia ajudam a garantir uma boa saúde para o pet, para que assim ele possa ter disposição para brincar e trazer ainda mais alegria para casa em que vive e seus donos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende clínica veterinária: