dentista veterinário

Como é a atuação do dentista veterinário?

O dentista veterinário faz parte da especialidade que cuida da saúde bucal dos animais de estimação. A odontologia é uma área relativamente recente na medicina veterinária, porém, já é possível contar com tratamentos odontológicos variados e até procedimentos cirúrgicos.A atuação do dentista veterinário ocorre da mesma forma que dos humanos. O profissional é capacitado para diagnosticar problemas orais nos animais e indicar os tratamentos mais adequados. Entre os principais sinais estão: sangramento na gengiva, mau cheio na boca, salivação intensa, dificuldade de mastigar ou engolir alimentos, entre outros fatores.

Vantagens do dentista veterinário no dia a dia do animal

Assim como os humanos, os pets precisam de tratamentos odontológicos e cuidados diários com a higiene bucal. O que muitos não sabem é que uma das formas de prevenção contra problemas bucais no dia a dia é a escovação dentária, utilizando escovas e cremes dentais indicados para o uso animal.As indicações para buscar auxílio desse profissional variam entre tratamentos periodontais que são as remoções de tártaro e o acúmulo de placa bacteriana até extração de dente de leite e má oclusão dentária.Abaixo, separamos as principais vantagens de incluir o dentista veterinário na rotina de cuidados básicos com o animal de estimação:

  • A consulta com o dentista veterinário é fundamental para prolongar a vida útil do bichinho já que irá evitar problemas bucais;
  • O profissional é capacitado para realizar procedimentos variados como polimento, implantes e raspagem;
  • Os donos dos bichinhos podem ainda durante a consulta esclarecer dúvidas sobre o dia a dia da higiene bucal do pet;
  • O acompanhamento do dentista veterinário auxilia na identificação de problemas bucais que necessitam de procedimento cirúrgicos, como defeitos no palato, problemas de ATM e alterações nas glândulas salivares;
  • No consultório é possível também realizar exames com aparelhos de radiografia que permite avaliar melhor o estado de saúde do animal e um diagnóstico mais preciso para indicar o tratamento adequado a necessidade do animal.

    Vale destacar ainda que o dentista veterinário pode atuar com tratamentos de canal, que é a parte viva do dente, conhecida como nervo ou polpa e se encontra dentro do canal da raiz do dente. Se o animal apresenta casos de dentes quebrados, desgastados ou escurecidos, ele pode estar sentindo muita dor de dente e consequentemente precisa de cuidados especiais nesta área. Assim como ocorrem com animais que possuem casos de defeito na oclusão e precisa de tratamentos ortodônticos. Isso mesmo. O dentista veterinário cuida da saúde bucal do bichinho buscando um bom posicionamento e encaixa dos dentes.

    Busque por profissionais capacitados

    Para atuar com a odontologia de animais é necessário que o profissional seja médico veterinário com especialização na área, portanto, não é qualquer veterinário que pode identificar e tratar de doenças da cavidade oral dos bichinhos. Dessa forma, é fundamental pesquisar minuciosamente pelos profissionais e locais que oferecem esse tipo de atendimento. Vale buscar por indicações de pessoas próximas que já utilizara esse serviço em consultórios com estruturas adequados e profissionais qualificados.


    Publicações Relacionadas

    Regiões onde a Ideal Pet Care atende dentista veterinário: