dermatologia veterinária

Dermatologia veterinária a especialidade médica que cuida de doenças de pele do pet

A dermatologia veterinária é uma especialidade que vem crescendo cada vez mais no Brasil, isso porque o aumento de número de doenças de pele em animais vem se tornando cada vez mais comum e vem sendo um dos maiores responsáveis pelos atendimentos em clínicas, consultórios e hospitais veterinários. O dermatologista ou dermatólogo veterinário é o profissional especialista capacitado para diagnosticar e tratar doenças de pele nos animais, sendo assim é aquele que deve ser consultado caso alguma doença de pele surja no corpo do pet.

Doenças de pele mais frequentes em animais

Animais como cães e gatos estão expostos com frequência aos catalizadores de doenças de pele, atualmente mais da metade dos atendimentos em clínicas e consultórios veterinários são em decorrência desses tipos de doenças que por muitas vezes são contraídas no próprio ambiente onde o animal vive e as que mais se destacam são:

  • Alergias: Uma das doenças de dermatologia veterinária mais comum, principalmente porque as causas são diversas e podem estar presentes até mesmo no ambiente em que o animal vive. A mais comum é a atopia, quando o pet é alérgico a ácaros, bolores e pólen. A alergia ocorre pelo sistema respiratório e pode levar a reações na pele que causam coceiras intensas, principalmente na região do rosto. Outra alergia pode ser a alimentar, algumas rações com excesso de corante causam reações alérgicas cutâneas nos animais. Assim como em casos de produtos de limpeza e aromatizantes, é necessário que os donos observem sempre as reações dos pets.
  • Dermatite alérgica por picadas: A dermatite alérgica por picadas de ectoparasitas é uma das doenças de especialidade da dermatologia veterinária, uma vez que ocorre através de picadas de parasitas como pulgas e carrapatos no corpo do animal. Isso ocorre porque a saliva do inseto entra em contato com a corrente sanguínea e organismo do pet, com isso se o bichinho for alérgico ocorre uma reação como vermelhidões, descamação na região das costas e em alguns casos a alergia pode ser acompanhada por uma otite ou infecções;
  • Alopecia: É a doença marcada pela ausência de pelos em determinados locais no corpo do animal, caso o responsável pelo pet perceba uma queda anormal de tufos ou falhas nos pelos do bichinho, é o indício de alopecia, devendo assim consultar o profissional de dermatologia veterinária para uma avaliação;
  • Esporocotricose: É uma doença comum em gatos, que tem acesso livre a rua, mas que também pode afetar aos cães. Se trata de uma contaminação com o fungo Sporothrix shenckii, que ocorre principalmente através de arranhões e mordidas de um outro animal contaminado, mas pode ser contraída pelo solo, espinhos e farpas que possuam a presença do fungo, sendo assim necessário se consultar com um especialista de dermatologia veterinária.

Quais os principais sintomas de uma doença de pele no animal

Sintomas como coceiras intensas, lambedura de patas, otites, falta ou queda de pelos, parasitas, secreções e descamações, picadas de parasitas como pulgas e carrapatos podem indicar que o bichinho pode sofrer ou já está sofrendo com alguma doença de pele, sendo assim necessário que o responsável pelo animal fique atento aos sintomas e caso eles surjam leve o bichinho para uma consulta e utilize o serviço de dermatologia veterinária.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende dermatologia veterinária: