laboratório veterinário

Você conhece laboratório veterinário?

Com o crescimento de animais de estimação nos lares brasileiros, o mercado voltado para esse público evoluiu junto e trouxe novos serviços voltados ao bem-estar dos bichinhos. O laboratório veterinário é um desses exemplos. O local é exclusivo para atendimentos e diagnósticos de diferentes tipos de animais nas áreas de hematologia, endocrinologia, microbiologia, citologia, imunologia, entre outros.

Normalmente, os locais que funcionam como laboratório veterinário possuem uma equipe altamente qualificada e especializada por veterinários e mestres em Patologia Clínica Veterinária, além dos equipamentos serem avançados para eficiência dos exames. Por isso que ao ser identificado a necessidade do animal de realizar algum tipo de exame, é fundamental que o dono do bichinho busque por empresas qualificadas e conhecidas nessa área.Vale ainda pesquisar por indicações de pessoas próximas que já tiveram experiências positivas com esses serviços ou dos próprios profissionais que solicitaram os exames durante a consulta médica.

Entenda como funciona o laboratório veterinário

Dentro dos serviços a serem realizados em um laboratório veterinário estão os exames de sangue, um dos mais conhecidos pelos donos dos bichinhos, além dos de imagem que são os de ultrassonografia e radiografia. Alguns laboratórios oferecem ainda exames mais específicos como Ecocardiografia e Eletrocardiografia utilizados para diagnósticos cardiológicos e os de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Além disso, o laboratório veterinário possui uma estrutura moderna para atender os pacientes da melhor forma possível. Na maioria dos lugares, os exames de rotina de análises clínicas são liberados no mesmo dia, os outros demandam um período maior de observação pelos profissionais atuantes. Entretanto, normalmente, o laboratório veterinário disponibiliza, pensando na comodidade do cliente, os resultados na internet. Basta ter acesso no site do laboratório veterinário com um login e senha que podem ser solicitados no dia do exame. Abaixo, separamos outras questões importantes sobre o dia a dia de um laboratório veterinário:

  • Caso o animal apresente algum problema de locomoção ou seja impossibilitado de ir até o local do exame, é possível fazer a coleta do material a ser examinado em domicílio;
  • Os profissionais que atuam nos laboratórios são preparados para fornecerem as orientações adequadas quanto a coleta do material e até durante a interpretação dos resultados;
  • Normalmente, esses locais possuem monitoramento dos processos técnicos das análises dos exames, garantindo, assim, a precisão e exatidão dos resultados.

Cuide da saúde do seu animalzinho

Assim como as consultas de rotinas nos consultórios médicos veterinários, os exames realizados nos laboratórios são de extrema importância para que a saúde dos bichinhos seja mantida em dia, principalmente, para evitar problemas futuros e diagnosticar doenças. Alguns casos são primordiais os exames laboratoriais.

Dessa forma, não deixe a saúde do seu pet de lado. Assim como qualquer outro membro da família, o animal de estimação precisa dos mesmos cuidados relacionados ao seu bem-estar. E se o orçamento estiver apertado, não se desespere. Atualmente, há diversos locais que fazem atendimentos a preços populares bem como realização de exames. Em algumas cidades ainda é possível encontrar hospitais públicos com serviços variados gratuitos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende laboratório veterinário: