oftalmologia veterinária

Oftalmologia veterinária a especialidade que cuida dos olhos do pet

A oftalmologia veterinária é uma especialidade que vem se desenvolvendo cada vez mais, acompanhando a exigência do mercado de saúde pet que aumenta a cada ano no país. Os especialistas nesse ramo da medicina veterinária são os responsáveis pelo diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos olhos dos animais. Em um momento em que os avanços nos recursos da medicina veterinária fazem com que o aumento da expectativa de vida dos pets cresça trazendo e oferecendo saúde e qualidade de vida a eles.

Qual a importância da oftalmologia veterinária na saúde animal

Segundo a oftalmologia veterinária o olho é um órgão único constituído por tecidos importantes especializados que são responsáveis pelo sentido da visão. A avaliação da qualidade da visão dos animais de estimação é complicada, uma vez que o animal de estimação não tem uma maneira de avisar quando existe algo estranho acontecendo em seus olhos. Por isso, existem exames específicos que auxiliam na detecção de doenças dos olhos como miopia, hipermetropia ou astigmatismo no pet.Cães e gatos que possuem a características de possuírem os olhos grandes como nas raças shitzu, lhasa apso, boxer, bulldog, boston terrier, sharpei pug ou os gatos persas entre outros é recomendado aos responsáveis que fiquem atentos em seus companheiros, uma vez que possuem mais propensão a doenças nos olhos, sendo assim é importante consultar um especialista de oftalmologia veterinária.

Sinais que os pets apresentam quando estão sofrendo de uma doença nos olhos

Com o avanço da oftalmologia veterinária, novos recursos ficam disponíveis para o tratamento ou identificação precoce da doença. Exames como tonometria, lâmpada de fenda, exame de fundo de olho, eletrorretinograma, ultrassonografia ocular e ressonância magnética são utilizados identificar doenças oculares nos pets.Os principais sintomas de doenças oculares e que necessitaram da oftalmologia veterinária são:

  • Quando o animal passa a piscar muitas vezes os olhos;
  • Lacrimejando os olhos, como um choro frequente;
  • Mancha nos olhos, espalhados nos globos oculares;
  • Olhos que apresentem vermelhidão;
  • Mudança de cor, tamanho ou até mesmo formato dos olhos;
  • Pupilas com diferentes tamanhos;
  • Se o animal começa a esbarrar ou tropeçar com frequência nos móveis;
  • Apresentar cegueira diurna ou noturna;
  • Secreção nos olhos;
  • Intolerância a ambientes muito claros.

Se o problema for dentro do olho o especialista de oftalmologia veterinária solicitará exames que auxiliem no diagnóstico do animal, como uma ultrassonografia ocular ou eletrorretinograma. Animais idosos passam a ter problemas de retina por conta da idade avançada, por isso é importante que sejam avaliados periodicamente. Quando existe a suspeita de uma doença atrás dos olhos, a ressonância magnética para examinar os animais esclarecendo com precisão a presença de alguma doença ou problema nessa parte do corpo.Caso observe alguns dos sinais ou sintomas citados leve o bichinho para uma avaliação ao veterinário e se o médico detectar a necessidade de um tratamento específico irá encaminhar o caso para um especialista de oftalmologia veterinária, que estará preparado para auxiliar da melhor forma possível o responsável pelo pet.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende oftalmologia veterinária: