remédio veterinário

A importância do remédio veterinário

Assim como acontece com os seres humanos, os animais de estimação também adoecem e nesses casos, o remédio veterinário é utilizado da mesma forma que os medicamentos da medicina humana, ou seja, com o objetivo de buscar a cura ou a melhora de algum problema de saúde.Além disso, cada vez mais o mercado farmacêutico em consonância com a área veterinária está produzindo medicamentos para prevenir doenças e também para manter os bichinhos saudáveis. Vale ressaltar ainda que o remédio veterinário pode auxiliar diretamente na longevidade do animal e dessa forma aumentar o seu tempo de vida junto com os donos e toda a família.

O que você precisa saber antes de comprar remédio veterinário?

Os animais de estimação enchem de amor a casa e marcam para sempre a vida dos seus donos que devem apenas dar atenção e carinho como eles necessitam. O cuidado precisa ser diário, com a rotina de higiene e alimentação saudável, além das consultas com o médico veterinário e os exames que auxiliam na preservação do bem-estar dos pets.O remédio veterinário também faz parte desses cuidados especiais. Atualmente, o mercado disponibiliza medicamentos especiais e produtos variados para banho, higiene bucal, entre outros. Entretanto, é necessário estar atentos a algumas questões relacionadas ao assunto:

  • É fundamental que o dono busque pelo remédio veterinário em farmácias ou locais especializados. A regulamentação desses lugares é feita pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF);
  • Há remédios de uso humano que também são usados para situações terapêuticas dos bichinhos. É necessário que o dono consulte a possibilidade do uso com o veterinário, responsável pela avaliação do estado de saúde do bichinho;
  • Sempre verifique a validade dos medicamentos para não ocasionar nenhum tipo de problema ao pet.

Vale ressaltar ainda que o remédio veterinário é produzido de acordo com as necessidades de cada animal. No caso dos gatinhos e cachorros, por exemplo, a manipulação dos medicamentos pode não ser apenas com petisco que contém o princípio ativo do produto.Há remédios para gatos que são pastas com sabores diversos para passar na patinha dele e consequentemente obrigando-o a limpá-lo e dessa forma, consumir o produto, como também tem gel transdérmico que permite que o produto farmacêutico seja por via cutânea. Sendo assim, dá pra ver que existem diversas soluções para o uso dos remédios aos animais.

Não medique o seu animal por conta própria

Em muitos casos, no momento de dor dos bichinhos, os donos acabam medicando-os sem análise médica responsável. Embora a farmacologia humana e veterinária sejam parecidas, as peculiaridades como o tempo de absorção do remédio podem variar até entre uma espécie ou outra do animal e isso pode ocasionar problemas sérios, como intoxicações e até mesmo irreversíveis ao bem-estar dos bichinhos. Portanto, o uso incorreto sem o acompanhamento do veterinário é extremamente perigoso.O animal precisa passar pelo atendimento médico para que o profissional especializado se certifique sobre o seu estado de saúde e indique o tratamento e o remédio veterinário mais indicado para o caso.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende remédio veterinário: