transporte de cães em avião

Regras para o transporte de cães em avião

O transporte de cães em avião é uma realidade que tem se modificado nos últimos anos, para facilitar ainda mais a vida de quem vai viajar de férias com seu pet ou leva-lo de mudança para uma nova casa. Mas, existem algumas regras que precisam ser respeitadas, bem como um custo que varia de acordo com a companhia aérea.Para que o transporte de cães em avião aconteça de maneira tranquila e o animal se sinta bem durante o voo, é necessário seguir todas as recomendações, que vão desde o suporte adequado até o lugar apropriado quando o cachorro está dentro da cabine.Um exemplo disso, é a tentativa de colocar o animal no colo, quando este começa a latir por exemplo (isso no caso de o transporte de cães em avião ser realizado dentro da cabine). Tal atitude, além de desrespeitar as regras, pode oferecer um risco para o próprio animal em momentos como a decolagem e a aterrissagem.

Quanto custa o transporte de cães em avião?

O transporte de cães em avião está regulamentado pela Agência Nacional de Aviação, por isso para viagens internacionais é bom consultar as regras da companhia aérea, bem como as do país destino.Em todos os casos, para o transporte de cães em avião é necessário adquirir uma caixa de transporte rígida ou flexível que deve atender aos seguintes requisitos:

  • O peso total, da caixa com o animal, deve ser de até 7 kg;
  • As dimensões máximas da caixa devem ser 19 cm x 36 cm x 33 cm (altura, comprimento, largura), para o caso de que seja rígida, ou 23 cm x 36 cm x 33 cm (altura, comprimento, largura), para caixas flexíveis;
  • A caixa não dever ter rodas e deve caber abaixo do assento (assim como bolsas, o animal deve ser colocado abaixo do assento à frente);
  • O cão não deve estar na primeira fila ou junto a saídas de emergência;
  • O animal não deve sair da caixa durante todo o voo;
  • O material da caixa deve ser resistente, impermeável e absorvente, com ventilação adequada;
  • O animal deve ter espaço suficiente para se mover dentro da caixa.

O responsável pelo cão deve observar se o animal aceita ficar preso na caixa e não se agita muito, sobretudo se a viagem for longa. Prepará-lo antes e fazer alguns testes pode ser uma boa opção para que a viagem seja agradável para todos.Além desses requisitos, o passageiro deve solicitar o serviço com até 24h de antecedência e, na maioria das vezes o preço a ser pago pelo transporte de cães em avião corresponde a um valor fixo e não de acordo com o trajeto a ser realizado.

E sobre a documentação?

Para que a solicitação da viagem seja autorizada, é necessário que o dono ou responsável pelo animal apresente um atestado emitido por um médico veterinário até 10 dias antes do voo. O documento deve atestar que o cachorro está apto e em condições de saúde para realizar a viagem.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende transporte de cães em avião: